Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Ensino de Artes Visuais
Sex, 23 de Junho de 2017 14:31

VAGAS: 40

Valor da Inscrição: R$ 50,00

Investimento: 20 parcelas de R$ 250,00

Período de Inscrição: 01 de novembro a 20 de dezembro de 2017

Início das aulas: 19 de fevereiro de 2018

Coordenação: Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa

email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV tem por objetivo geral atualizar profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior sobre as habilidades, competências e conhecimentos necessários tanto ao exercício da ação docente quanto às ações de pesquisa, desenvolvendo atitudes de reflexão, análise e investigação sobre a atuação pedagógica em artes visuais. O CEEAV se constitui em uma ação de formação continuada tendo por meta principal contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de artes visuais principalmente d@s profissionais que atuam nas redes de ensino sem qualquer formação na linguagem o que @s impede de trazer para a sala de aula as visualidades contemporâneas tanto da arte quanto das expressões cotidianas. Neste sentido, o CEEAV se justifica, pois vem a ser uma estratégia de experimentação de processos artísticos e processos educativos escolares ou não em artes visuais o que pressupõe uma formação continuada pautada no fazer artístico, na apreciação da produção visual de diferentes culturas, na autoria e estética de cada indivíduo e na proposição de vivências de ensino e aprendizagem tendo nas artes visuais contemporâneas seu principal conteúdo.

OBJETIVO GERAL

Atualizar profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior sobre as habilidades, competências e conhecimentos necessários tanto ao exercício da ação docente quanto às ações de pesquisa, desenvolvendo atitudes de reflexão, análise e investigação sobre a atuação pedagógica em artes visuais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de artes visuais principalmente d@s profissionais que atuam nas redes de ensino sem qualquer formação na linguagem o que @s impede de trazer para a sala de aula as visualidades contemporâneas tanto da arte quanto das expressões cotidianas;

- Oferecer um ambiente de experimentação de processos artísticos e suas dimensões educativas para contextos de ensino das artes visuais;

- Qualificar 40 arte/educadores sobre processos educativos em artes visuais que pressupõe o fazer artístico, a apreciação da produção visual de diferentes culturas, a autoria e a estética de cada indivíduo;

- Colaborar para a organização do trabalho pedagógico d@ professor@ de artes visuais que atua em contextos educativos contemporâneos.

PÚBLICO

Professor@s da Educação Básica e demais interessados portadores de diploma de graduação (Bacharelado e/ou Licenciatura). Egressos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Educação Artística e áreas afins.

ESTRUTURA CURRICULAR

CARGA HORÁRIA: 735

DISCIPLINAS

Pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais I

Temas da Atualidade: ensino de artes visuais e Arte Contemporânea

Temas da Atualidade: ensino de artes visuais e tendências Pedagógicas no Brasil

Laboratório de Artes Visuais: desenho e ilustração

Temas da Atualidade: ensino de artes visuais em instituições culturais

Laboratório de Artes Visuais: pintura

Laboratório de Artes Visuais: escultura e modelagem

Temas da Atualidade: ensino de artes visuais e culturas africanas e afro-brasileiras

Laboratório de Artes Visuais: monotipia e impressão

Laboratório de Artes Visuais: fotografia

Pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais II

Laboratório de Artes Visuais: cinema e vídeo

Laboratório de Artes Visuais: performance

Temas da Atualidade: ensino de artes visuais e cultura queer

Laboratório de Artes Visuais: poéticas da visualidade e da palavra performada

Laboratório de Artes Visuais: material didático

Pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais III

METODOLOGIA

O Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais – CEEAV do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes – CArtes está estruturado em três eixos conectados entre si. Estes eixos objetivam assegurar um processo de formação continuada d@ artista/professor@/pesquisador@ através da Pós-Graduação Latu Sensu (Especialização), portanto, as disciplinas se organizam nos eixos: Pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais, Laboratório de Artes Visuais e Temas da Atualidade.

As disciplinas dos eixos serão ofertadas as quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. As disciplinas com dois (02) créditos serão ofertadas uma vez por mês. O mesmo procedimento se adota para as disciplinas com três (03) créditos, porém com o acréscimo de mais um (01) sábado para cumprimento da carga horária de 45 horas. As disciplinas com três créditos são os Laboratórios de Artes Visuais e esta carga horária se justifica uma vez que os estudantes vivenciarão processos de experimentação estético/artística.

O eixo Pesquisa em/sobre Ensino de Artes Visuais é composto de três (03) disciplinas com um total de 06 créditos e carga horária de 90 horas. Este eixo tem como meta assegurar que ao longo do curso e até a última disciplina os estudantes qualifiquem seus projetos de pesquisa e sejam encaminhados aos orientadores.

Já o eixo Temas da Atualidade foi concebido tendo como objetivo trazer para o debate temas que estão na pauta do dia e pouco ou nada estão adentrando as salas de aula no ensino de artes visuais tais como: aprendizagens em instituições culturais, culturas africanas e afro-brasileiras, bem como, uma produção artística de negros e negras excluídos da história da arte oficial. O mesmo ocorre com a cultura queer e artistas ativistas da comunidade LGBTT que não ingressam nas escolas e em muitas instituições de educação não formal ou mesmo em museus, centros culturais ou galerias de arte. Ainda dentro da proposta desse eixo são tratadas questões da arte contemporânea, das tendências pedagógicas para o ensino das artes visuais, das instituições culturais e seu papel educativo. O eixo é constituído de cinco (05) disciplinas com um total de 10 créditos e 150 horas.

Ao longo do curso serão ofertadas disciplinas denominadas de Laboratórios de Artes Visuais e estas disciplinas configuram o próprio eixo. O objetivo com este eixo é a vivência em experimentações estético/artísticas, ou seja, os estudantes terão imersões nas artes visuais tradicionais como a pintura, desenho e ilustração, escultura e modelagem, monotipia e impressão, fotografia e cinema e vídeo, bem como, nos campos expandidos de cada linguagem. Considerando as transformações operadas no fazer artístico contemporâneo das artes visuais são ofertadas disciplinas na forma de laboratório nas linguagens da performance e das poéticas da visualidade. Numa perspectiva de pensar o ensino de artes visuais para além do fazer, contextualizar, ler, interpretar o objeto artístico ou as imagens da arte, será ofertado, ainda, o Laboratório de Material Didático centrado nas especificidades das artes visuais. Este laboratório trará uma grande contribuição para a formação continuada de professores que no contexto da escola e/ou de instituições de educação não formal não elaboram materiais para suas ações educativas ou não sabem como utiliza-los.

O eixo Laboratório de Artes Visuais é constituído de nove (09) disciplinas com um total de 27 créditos e carga horária total de 405 horas.

O CEEAV apresenta 43 créditos e 645 horas distribuídas em disciplinas, no total os estudantes cursarão 17 disciplinas. O curso adota como instrumento de conclusão do curso a Monografia, portanto, acrescenta seis (06) créditos e 90 horas para orientação. Assim o curso passa a ter 49 créditos e 735 horas para sua integralização curricular, orientação e defesa de monografia.

AVALIAÇÃO

A sistemática de avaliação estará configurada nos critérios e instrumentos definidos em cada disciplina dos eixos que constituem o CEEAV. No entanto, é importante destacar que o estudante só poderá qualificar seu projeto, obter orientação e defender a monografia como trabalho final se o mesmo estiver aprovado em todas as disciplinas do curso.

CERTIFICADO

Terá direito ao certificado o aluno que obtiver 85% de frequência em todos as disciplinas média 7.0 em cada disciplina cursada e o conceito satisfatório na monografia final.

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados