Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Cinema Documentário
Sex, 23 de Junho de 2017 14:30

O Curso de Especialização Lato Sensu em Cinema Documentário apresenta uma metodologia organizada em disciplinas presenciais, com aulas concentradas em dois dias sexta a noite (3 horas) e aos sábados durante manhã e tarde (8 horas). A carga didática corresponde a 39 créditos, sendo que cada crédito equivale a 15 horas perfazendo um total de 585 horas para integralização curricular. A hora aula corresponde a 60 minutos para as disciplinas teóricas e 120 minutos para as disciplinas práticas de acordo com a Resolução Nº 005/2015 – CEPE. O curso terá duração de 18 meses dividido em dois períodos: primeiro período destinado a oferta de 15 disciplinas obrigatórias e segundo período para elaboração do trabalho de conclusão. Para o período de elaboração e defesa do TCC será destinado 6 créditos que corresponde a 90 horas. As disciplinas apresentam carga horária de 01 crédito, 02 créditos, 4 créditos e 6 créditos de acordo com as especificidades formativas exigidas pelos campos conceituais e proposta de aprendizagem de cada uma.

Objetivo geral

Além de desenvolver, aprofundar e aprimorar conhecimentos adquiridos na graduação, a especialização irá fornecer instrumentos teóricos e práticos ao cursista, a fim de aperfeiçoar a leitura que fazem do meio social, ambiental e cultural no qual estão inseridos, aprimorando sua capacidade de refletir e criar ensaios audiovisuais sobre essa realidade. Especificidade intrínseca do cinema documentário. Desenvolver, aprofundar, aprimorar e instrumentalizar sobre teorias e práticas do cinema documentário tendo nos ensaios audiovisuais potencias para a reflexão sobre questões sociais, ambientais e culturais e aprender a produzir, fruir e mediar o cinema documentário.

Objetivos específicos

- Formar novos documentaristas na região do Cariri Cearense;

- Atualizar professores para o uso de novas tecnologias audiovisuais para a produção de conteúdos didáticos inovadores;

- Fomentar a fruição do cinema documentário na região do Cariri Cearense;

- Contribuir para a cultura audiovisual;

- Qualificar mão de obra especializada na produção audiovisual.

Público

Profissionais em Comunicação, Cinema, Imagem e Som, Audiovisual, Design, Jornalismo, Marketing e Publicidade, Rádio e Televisão. Bacharéis em Artes e/ou Licenciaturas na área de Artes Visuais, Letras, Pedagogia, Arquitetura, Teatro, Artes Cênicas, Dança, Música, Educação Artística, Ciências Sociais, Ciências da Informação, Moda, Tecnólogos em nível superior.

Estrutura Curricular

Carga Horária: 585

Disciplinas

Metodologia do Trabalho Científico MCT

Funções técnicas na produção documental

História do documentário

Fotografia e as relações estéticas e narrativas com o documentário

Modalidades do Documentário

Documentário Etnográfico

Roteiro e Projeto

Documentário de acervos

Documentário Nordestino

Pesquisa iconográfica e audiovisual

Financiamento audiovisual e direito autoral

Direção de fotografia e captação de som

Produção audiovisual

Modalidades de TCC híbrido

Montagem e edição no documentário

Orientação TCC

Avaliação

A avaliação tem como objetivo diagnosticar a aprendizagem e evolutiva dos estudantes em cada disciplina. Haverá duas avaliações qualitativas, com produções acadêmicas sobre os assuntos abordados durante a oferta da disciplina, uma durante o curso da disciplina, outra no final. Sendo que a média das duas deve ser igual ou maior que sete para o estudante ser aprovado. As avaliações serão apresentadas a critério dos professores, podendo ser em diversos formatos:

Provas escritas;

Seminários presenciais sobre conteúdos específico de cada disciplina do Curso;

Realização das atividades propostas nas disciplinas práticas;

Participação em atividades fora do horário do curso;

Desempenho geral durante o desenvolvimento do curso.

A avaliação deverá ser especificada no plano de ensino de cada disciplina, porém são estabelecidos como instrumentos de avaliação para conclusão do Curso de Especialização em Cinema Documentário a produção de um curta-metragem documentário e a elaboração de monografia de acordo com o especificado abaixo:

1. Curta-Metragem

Filme documentário realizado em plataforma digital. Cada aluno será responsável pela direção de um documentário de até 10 minutos. O roteiro, a produção e a direção deverão estar sob sua responsabilidade.

2. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Os alunos deverão apresentar uma monografia sobre algum aspecto do universo do cinema documentário ou a relação deste com outras áreas de conhecimento. Esse processo de pesquisa, o cumprimento da carga horária mínima e a participação na produção do filme são imprescindíveis para a formação do aluno e o recebimento do certificado de Especialização em Cinema Documentário.

CERTIFICAÇÃO

Terá direito ao certificado o aluno que obtiver 85% de frequência em todas as disciplinas, com média 7.0 em cada disciplina cursada e o conceito satisfatório na monografia final.

 

Calendário

Setembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados