Órgãos Vinculados

Acesso Rápido


Telefones úteis
Página Inicial Notícias Nota de Repúdio ao Processo de Consulta para Reitor e ViceReitor da Universidade Regional do Cariri – URCA
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Nota de Repúdio ao Processo de Consulta para Reitor e ViceReitor da Universidade Regional do Cariri – URCA
Sex, 10 de Maio de 2019 23:25

A quem interessa excluir o Centro de Artes da Agenda de Debates das Chapas a Eleição para Reitor e Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA?

O Artigo 35 do Capítulo VIII – Dos Locais e Procedimentos de Votação, da Resolução Nº 001/19 do Conselho Universitário – CONSUNI, estabelece que “O processo de consulta será descentralizado, os locais das sessões eleitorais serão em Crato - Campi Pimenta, São Miguel; Campi Violeta Arraes; em Juazeiro - Campi Crajubar, e nas Unidades Descentralizadas de Iguatu, Missão Velha e Campos Sales, onde serão instaladas as mesas receptoras de votos.

A Ordem de Serviço Nº 001 /2019-CE/URCA, que regulamenta a consulta à Comunidade Universitária para escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri URCA, divulga os locais de afixação de divulgação das candidaturas. RESOLVE: Art. 1º -Determinar os locais e as datas dos debates públicos para divulgação das candidaturas a consulta eleitoral para Reitor e Vice-Reitor da URCA: CAMPUS DO SÃO MIGUEL (Centro de Artes e Direito -Auditório Violeta Arraes): dia 16-05-2019 (quinta-feira) às 19:00 horas;

Vimos por meio desta nota enquanto estudantes, professoras/es, Centro Acadêmico de Artes Visuais Ana Mae Barbosa, Centro Acadêmico de Teatro Fábio José Rodrigues da Costa e o Diretório Central dos Estudantes – DCE (Caldeirão da Santa Cruz do Deserto), do Campi Violeta Arraes, que abriga o Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri – URCA, com os Departamentos de Artes Visuais e Teatro, com as Coordenações dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Licenciatura em Teatro, repudiar a Comissão Eleitoral e, também, os candidatos a Reitor e Vice-Reitor, representados pelos professores Egberto Melo e Jahyra Pequeno e Francisco Lima Júnior e Carlos Kleber pela aceitação desta exclusão do Centro de Artes como local de Apresentação das Chapas e espaço de debate de suas propostas para Reitoria. Nos surpreende que o Centro de Artes tenha, ao longo de dez anos, conquistado um prédio que conta com um Auditório - D. Socorro -, com capacidade para aproximadamente 500 pessoas, não seja considerado como um lugar legitimo para receber as Chapas que se apresentam para ocuparem a função de Reitor e Vice-Reitor. Nos surpreende, ainda, que o desrespeito a nossa trajetória de luta apareça em um momento de exercício do debate, da proposição de ideias e da construção de nossa universidade, mas o que nos deixa ainda mais estarrecidos é o desrespeito a nossa comunidade acadêmica que para conhecer as Chapas e suas propostas precise abandonar seu campus para ir ao auditório de outra instituição e em horário no qual as/os estudantes, professoras/es e funcionárias/os são minoria ou quase não estão em atividades. Ou criar mecanismos de aproximação, proposição de uma agenda paralela para exercermos nosso direito de ouvir e debater com as chapas que pleiteiam a Reitoria da URCA. Nos questionamos sobre o conceito de descentralização expresso no artigo 35 da Resolução Nº 001/19 do Conselho Universitário, uma vez que, todos os campus e campi foram atendidos e o Centro de Artes, ignorado, prevalecendo uma visão excludente e, antidemocrática, de modo que a participação de todas e todos não reflete a verdade dos fatos em nossa Universidade. Reunidos em Assembleia Geral Unificada (estudantes, professoras/es, técnicos-administrativo), ocorrida no dia 09 de maio de 2019, no Auditório D. Socorro, do Centro de Artes da URCA, iniciada às 10:00 horas, deliberaram, por ampla maioria, por repudiar que práticas de exclusão, silenciamento, invisibilização, falta de respeito, negação das lutas e do lugar de representatividade ainda prevaleçam em nossa Universidade.

 

Calendário

Abril 2024
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

URCA - Universidade Regional do Cariri - Rua Cel. Antônio Luis, 1161 - 63.100-000 - Pimenta - Crato/CE
Fone: (88) 3102.1212 / 3102.1204 - E-mail: urca@urca.br / gabinete@urca.br Ver localização no mapa
© 2015 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados