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DINTER ARTES URCA/UFMG - Defesa de Tese de Marcos Aurélio Moreira Franco
Seg, 03 de Julho de 2017 14:16

A FORMAÇÃO ARTÍSTICA DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS: PERCURSOS, EXPERIÊNCIAS E IMPLICAÇÕES NA CONSOLIDAÇÃO DO SABER-FAZER DOCENTE

 

MARCOS AURÉLIO MOREIRA FRANCO

 

Nesta tese é analisada a formação artístico-cultural de professores que atuam no ensino de Artes Visuais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Cariri cearense, bem como a relação existente entre o saber e o fazer docente. Com foco na formação e constituição do repertório artístico de professores,  foram  identificados  elementos,  fontes,  percursos  e experiências, buscando esclarecer as possíveis influências do repertório artístico do professor na configuração do seu saber-fazer docente em Artes Visuais. O trabalho de campo foi feito nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que constituem a região metropolitana do Cariri cearense, espaço geográfico apontado por historiadores e folcloristas como representativo da arte e da cultura regional. Como metodologia de pesquisa, foram feitas a análise de documentos, a realização e a análise de  entrevistas,  por  estas  permitirem  o  diálogo  e  a  obtenção  de declarações tanto de docentes quanto de pessoas que integram lugares e práticas indicadas como elementos formativos em Arte, ou seja, as organizações e instituições artísticas e culturais presentes na região do Cariri cearense, atentando para seus conteúdos e práticas artístico- culturais. Como resultados constatou-se que a formação artístico-cultural dos docentes em Artes Visuais não advém de uma única fonte e não se dá unicamente nos espaços considerados institucionais, mas caracteriza-se como uma construção abrangente que, enquanto processo, concretiza-se mediante a constituição de saberes advindos das experiências que o docente vivencia ao longo de suas relações com outros sujeitos, grupos, práticas sociais, instituições e organizações formais e informais. Ademais, o reconhecimento do conteúdo dessa formação pode ser assumido como ponto de partida para a continuidade do processo formativo no âmbito acadêmico, contribuindo para a superação de interpretações que tendem a relacionar a formação docente ao sentido de qualificação profissional. Espera-se que os resultados obtidos suscitem discussões acerca do diálogo  que  tem  se  estabelecido  entre  o  currículo  dos  cursos  de Licenciatura em Artes Visuais e os saberes advindos desse percurso.

Comissão Examinadora

Prof. Lucia Gouvea Pimentel (Universidade Federal de Minas Gerais)

Prof. Juliana Gouthier Macedo (UFMG) Prof. Bernardo Jefferson de Oliveira (UFMG)

Prof. Leda Maria de Barros Guimaraes (Universidade Federal de Goias - UFG)

Prof. Sislândia Maria Ferreira Brito (Universidade Regional do Cariri)

Prof. Fabrício Andrade Pereira (Universidade do Estado de Minas Gerais) - suplente

Prof. Geraldo Freire Loyola (Universidade Federal de Minas Gerais) - suplente

Data: 07 de julho de 2017

Local: EBA/UFMG

Sala: 2005

Horário: 14:00h

 

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